segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Links de outros relatos:

http://www.cfgigolo.com/2007/11/tostex-de-olho-minha-experiencia-com-a-prk/

http://willdalosto.wordpress.com/2008/

http://dropsdereflexao.zip.net/

http://contandoospassos.blogspot.com/2009/09/assum-preto-minha-experiencia-com-prk.html

http://minhaexperinciacomaprk.blogspot.com/2010/02/minha-experiencia-com-prk.html

http://www.dramonicafreitas.com.br/prg_ref1.cfm?id=19

http://www.youtube.com/watch?v=BOkOTAFBxhA&feature=related

http://www.lasikdisaster.com/

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27492000000400003&script=sci_arttext

http://www.mnovotny.com/search/label/O%20Valor

http://www.usaeyes.org/lasik/faq/prk.htm

http://umacasadecampo.blogspot.com/

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/como-sofrer-uma-cirurgia-lasik

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://nogodsallowed.wordpress.com/my-prk-adventure/

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.expandingknowledge.com/Jerome/HumanBody/Eye/VisionCorrection/LaserSurgery/PRK_MyExperience/Main.htm

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Minha Experiência com a PRK - LASER

Por Eduardo Perez – Niterói – RJ.
http://minhaexperinciacomaprk.blogspot.com/2010/02/minha-experiencia-com-prk.html

Este é um post para compartilhar a minha experiência de fazer a cirurgia refrativa a laser com a técnica PRK. Como não existem muitos relatos em português de pessoas que utilizaram essa técnica e o pós-operatório é bem peculiar, resolvi compartilhar com as pessoas que, por opção ou não, vão fazer a PRK.

Bom, atualmente já é possível se livrar dos óculos/lentes de contato através de cirurgias a laser (existem outras técnicas, como substituição de cristalino ou lentes intra-oculares, mas são bastante invasivas e só são usadas em casos extremos). Nas cirurgias a laser é usado um tipo de laser especial (excime laser) controlado por um computador, que não gera calor e que simplesmente vaporiza tecidos da córnea para modelar a mesma e corrigir erros de refração, que causam a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Assim, o laser tem que atingir a córnea, que fica logo abaixo do epitélio, a "pele" do olho. Desse modo, temos que tirar o epitélio do caminho para expor a córnea. Para isso, existem 3 técnicas.

A primeira é a PRK, na qual o cirurgião simplesmente retira a pele por raspagem, com ou sem auxílio de um álcool. O laser é aplicado na superfície da córnea exposta e é colocada uma lente de contato protetora até que o epitélio cresça de novo.

A segunda, e mais popular, é a LASIK, aonde o cirurgião utiliza um aparelhinho que faz um corte na superfície do olho, levantando uma película (chamada de flap) como se tirasse a tampa de uma laranja para expor a córnea. Após o laser ser aplicado, a tampinha é recolocada e ela "cola" quase instantaneamente, pelo menos nas bordas ...

A terceira é a LASEK e é mais parecida com a PRK, mas ainda existem algumas restrições quanto a essa técnica.

Como para tudo na vida, existem vantagens e desvantagens em cada técnica. A LASIK é bastante popular por dar resultados praticamente imediatos e é indolor, mas existe para sempre o "fantasma" da "tampinha" poder descolar. A PRK é mais chata pelo fato de demorar mais ou menos 1 mês para o resultado final ser alcançado começar a ficar decente e pode levar alguns dias de recuperação um pouco doloridos, mas é bastante segura. No meu caso, eu escolhi a PRK (eu poderia fazer a LASIK, existem pessoas que só podem fazer a PRK por causa de problemas de espessura da córnea ou de ceratocone, um tipo de deformação na superfície do olho, que excluem a LASIK).

O processo a laser pode ser convencional ou personalizado. No convencional, o laser simplesmente "molda" a córnea para dar o efeito de uma lente de contato ou óculos. No personalizado, o laser molda a córnea levando em conta todas as deformações e assimetrias existentes, tomando como base um exame feito antes da cirurgia.

Exames Iniciais – cirurgia personalizada

Eu fiz uma consulta inicial no IBOL de Botafogo, aonde foi verificado o meu grau atual, pressão do olho e feita uma entrevista para saber de problemas anteriores e tal, além de tirar dúvidas em relação ao laser em si. Como estava tudo em ordem e eu gostaria de ver a viabilidade da operação, me foram solicitados exames para verificar a espessura da córnea, a topografia do olho, o fundo do olho, o estado das células da córnea e o novo Wave Front (maiores detalhes veja este site: http://www.wavefront.com.br/2008/ ). Este exame é o que dá o status de Cirurgia Personalizada, pois ele cria um modelo 3D das aberrações de seus olhos que vai servir de parâmetros para o Laser fazer a ablação mais correta da córnea.

Pré-Operatório

No dia marcado, cheguei IBOL perto de 13:00 para os detalhes burocráticos, comprar o Kit de medicamentos para o pós-cirurgico e fazer a preparação de espera onde é administrado um calmante para relaxar a tensão da expectativa e ansiedade, lavagem dos olhos e os pré-colírios.

A Operação

Com a pupila dilatada, 10 minutos antes de ir para a sala de cirurgia vem o momento da Mitomicina.

O oftalmologista tira dúvidas, se existirem, já passa uma bolsa com os colírios que deverão ser usados após a operação e passa instruções a serem seguidas durante a operação: devemos tentar ficar olhando para uma luz vermelha e a máquina faz o rastreamento dos movimentos do olho para fazer o laser acompanhar os movimentos ou parar se você se mexer demais.

Após, fui encaminhado para a sala da máquina e deitei na mesma. Tem um pequeno apoio para fixar a cabeça e começa a operação propriamente dita: Mais colírio anestésico, é colocada uma proteção no rosto para deixar somente o olho exposto e segurar os cílios e também é colocado um suporte metálico para manter o olho aberto e então começa a seção de raspagem do olho ... a gente não sente dor nenhuma, somente uma sensação que estão pressionando o olho. Como a pele é raspada, a imagem perde nitidez e vemos como se estivéssemos enxergando através de um bloco de gelo ... dá pra identificar pontos de luz mas tudo embaçado. Após a raspagem, é feita uma limpeza e o laser é aplicado. Durante os 20-30 segundos de aplicação do laser, sentimos um cheirinho de cabelo queimado!... É o nosso olho virando vapor, hehehehe. Depois, mais líquidos para limpar, colírios antibióticos e antiinflamatórios e é colocada a lente de contato protetora.

No total, o tempo gasto não passa de 5 minutos. Fiz o olho esquerdo -6,5º numa segunda e o olho direito -5,0º numa quinta da mesma semana.

O mesmo se repetiu para o outro olho e a cirurgia deve ter demorado uns 5 minutos, se muito. Ao sair da sala, já enxergava relativamente bem e o oftalmologista repassou as instruções dos colírios e mandou voltar no dia seguinte para acompanhamento.

Fiz uma tabela OE/OD para vocês acompanharem meu processo de recuperação:
________________________________
(11/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 0 - Após a cirurgia
Na volta para casa, ainda não sentia nada, somente uma sensibilidade à luz devido à dilatação da pupila. Na saída da sala de cirurgia comecei com um Tilex de 8 em 8h (3 comprimidos) e quando cheguei em casa comecei a medicação de comprimido de novalgina 4 em 4h (4 comprimidos).
Diferentemente de outros comentários, não senti nada de dor ou ardência, talvés pelos analgésicos que tomei, e a primeira noite para dormir 1 comprimido de Dorminoid.
Mais à noite, pude ir para a sala e ver um pouco de tv (diminuindo o brilho e o contraste pro mínimo visível). Uso um óculos de proteção contra UV A/B maravilhoso com lente in/out door da Ideal Work modelo Nemesis.
Um detalhe: não ná pontos, curativos, etc. Então, se você não disser, ninguém vai saber que você fez a cirurgia a laser. O olho nem fica vermelho ...
_________________________________
(12/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 1
Acordei bem, surpreso por não sentir dor nem incômodo por ter dormido com a lente de contato. Tinha somente uma sensibilidade à luz mais forte e percebia que a pupila ainda estava dilatada, além de uma certa dificuldade para focalizar coisas de perto. A visão em geral estava no meio caminho entre sem óculos e com óculos.
De manhã, fui com minha esposa fazer a consulta 1ª consulta pós-operatória. Tudo bem, o epitélio já começava a crescer e fui avisado que a visão iria piorar por uns dias com alternância para melhor. Saí do hospital, andei na rua até o estacionamento e voltei pra casa de carro com minha esposa dirigindo.
__________________________________
(13/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 2
Curiosamente, hoje após 48 horas da cirurgia meu olho apresentou ardência e fiquei com uma sensação de queimadura. Voltei tomar novalgina para ver se aliviava a ardência, diminuiu mais não passou totalmente. A noite ficou um pouco vermelho, pálpebra pesada, a pupila continuava um pouco dilatada e a vontade foi de ficar o tempo todo de olhos fechados até vir o sono.
___________________________________
(14/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 3
Amanheci com os olhos bem melhor, o ardor acabou. Minha expectativa agora está na operação do olho direito a partir da 13h.
A visão melhorou em relação aos dias anteriores, consegui ter os primeiros focos com nitidez após o uso do Refresh. Mas a visão segue em geral embaçada.

Olho Direito
Dia 0 - Após a cirurgia
Na volta para casa, ainda não sentia nada, somente uma sensibilidade à luz devido à dilatação da pupila. Na saída da sala de cirurgia comecei com um Tilex de 8 em 8h (3 comprimidos) e quando cheguei em casa comecei a medicação de comprimido de novalgina 4 em 4h (4 comprimidos).
Diferentemente de outros comentários, não senti nada de dor ou ardência, talvés pelos analgésicos que tomei, e a primeira noite para dormir 1 comprimido de Dorminoid.
Mais à noite, pude ir para a sala e ver um pouco de tv (diminuindo o brilho e o contraste pro mínimo visível). Uso um óculos de proteção contra UV A/B maravilhoso com lente in/out door da Ideal Work modelo Nemesis.
Um detalhe: não ná pontos, curativos, etc. Então, se você não disser, ninguém vai saber que você fez a cirurgia a laser. O olho nem fica vermelho ...
___________________________________
(15/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 4
Eu acordei bem melhor, a visão ainda embaçada, com sensação de lente de contato ressecada e/ou cheia de “proteína” ... . É chato saber que melhoraria se pudesse tirar a lente para limpar, mas vai fazer o quê.
Ainda pela manhã fui a Clínica para fazer 2ª consulta pós-cirurgica. O médico examinou meu olho e por conta da boa cicatrização retirou a lente de contato. Nesse dia continuei com os mesmos colírios pós-operatório ( çular, Vigadexa e Refresh).
No fim do dia, até deu pra ver alguma coisa no computador, colocando as fontes bem grandes. É engraçado ver que a visão às vezes fica bem nítida, mas sem capacidade de focar em detalhes. Como li em outro relato, a gente vai passando por todos os tipos de defeitos de visão durante a recuperação. Hipermetropia nos primeiros dias, depois miopia extrema, visão embaçada, astigmatismo ... tudo por causa das alterações da camada epitelial que está crescendo. Diz a lenda que isso passa e depois fica crystal clear ...

Olho Direito
Dia 1
Acordei bem, surpreso por não sentir dor nem incômodo por ter dormido com a lente de contato. Tinha somente uma sensibilidade à luz mais forte e percebia que a pupila ainda estava dilatada, além de uma certa dificuldade para focalizar coisas de perto. A visão em geral estava no meio caminho entre sem óculos e com óculos.
De manhã, fui com minha esposa fazer a consulta 1ª consulta pós-operatória. Tudo bem, o epitélio já começava a crescer e fui avisado que a visão iria piorar por uns dias com alternância para melhor. Saí do hospital, andei na rua até o estacionamento e voltei pra casa de carro com minha esposa dirigindo.
___________________________________
(16/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 5
Iniciei a medicação Florate 2x dia e o Refresh.de hora em hora ou sempre que necessitar.
Visão melhora mas passando por todos os tipos de defeitos de visão durante a recuperação. Hipermetropia nos primeiros dias, depois miopia extrema, visão embaçada, astigmatismo ... tudo por causa das alterações da camada epitelial que está crescendo.

Olho Direito
Dia 2
Curiosamente, hoje após 48 horas da cirurgia meu olho apresentou ardência e fiquei com uma sensação de queimadura. Voltei tomar novalgina para ver se aliviava a ardência, diminuiu mais não passou totalmente. A noite ficou um pouco vermelho, pálpebra pesada, a pupila continuava um pouco dilatada e a vontade foi de ficar o tempo todo de olhos fechados até vir o sono.
___________________________________
(17/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 6
Idem ao dia 5.

Olho Direito
Dia 3
Amanheci com os olhos bem melhor, o ardor acabou.
A visão melhorou em relação aos dias anteriores, consegui ter os primeiros focos com nitidez após o uso do Refresh. Mas a visão segue em geral embaçada.
___________________________________
(18/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 7
A visão amanheceu melhor que os outros dias. O foco está melhor. Agora o incômodo fica por conta do olho direito que ainda está com a lente pós-cirurgica e está dando a diferença na visão.

Olho Direito
Dia 4
Eu acordei bem melhor, a visão bastante embaçada, com sensação de lente de contato ressecada e/ou cheia de “proteína” ... . É chato saber que melhoraria se pudesse tirar a lente para limpar, mas vai fazer o quê.
Minha 2ª revisão nesse olho será um dia a mais que o esquerdo. O jeito é esperar.
___________________________________
(19/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 8
A visão amanheceu melhor que os outros dias. O foco está melhor. Agora o incômodo fica por conta do olho direito.

Olho Direito
Dia 5
Ainda pela manhã fui a Clínica para fazer a segunda revisão. O médico examinou meu olho e por conta da boa cicatrização retirou a lente de contato. Nesse dia continuei com os mesmos colírios pós-operatório (Acular, Vigadexa e Refresh). No dia seguinte a retirada da lente usarei somente o Florate e o Refresh durante 2 meses.
No fim do dia, até deu pra ver alguma coisa no computador, colocando as fontes bem grandes. É engraçado ver que a visão às vezes fica bem nítida, mas sem capacidade de focar em detalhes. Como li em outro relato, a gente vai passando por todos os tipos de defeitos de visão durante a recuperação. Hipermetropia nos primeiros dias, depois miopia extrema, visão embaçada, astigmatismo ... tudo por causa das alterações da camada epitelial que está crescendo. Diz a lenda que isso passa e depois fica crystal clear ...
__________________________________
(20/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 9
A visão estacionou.

Olho Direito
Dia 6
Iniciei a medicação Florate 2x dia e o Refresh.de hora em hora ou sempre que necessitar.
Visão melhora mas passando por todos os tipos de defeitos de visão durante a recuperação. Hipermetropia nos primeiros dias, depois miopia extrema, visão embaçada, astigmatismo ... tudo por causa das alterações da camada epitelial que está crescendo.
__________________________________
(21/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 10
Idem dia 9

Olho Direito
Dia 7
Idem dia 6
___________________________________
(22/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 11
Visão deu uma pequena melhorada, está um pouco mais nítida.
Foi meu primeiro dia de condução no trânsito. Pela manhã fui ao DETRAN fazer o Licenciamento Anual do meu carro.

Olho Direito
Dia 8
Notei que meu olho direito está apresentando um incômodo astigmatismo.
Relatei isso a minha esposa em forma de preocupação, pois essa sensação era bem maior nesse olho. Estou preocupado que algo tenha dado errado.
___________________________________
(23/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 12
Hoje, eu minha esposa tivemos que ir até Teresópolis resolver um problema pessoal.
Fui dirigindo, pegamos a estrada as 13:00h o foco estava bom. Voltamos no fim do dia, pegamos uma chuva, mas a visão não falhou.
Já de volta a Niterói enfrentei minha primeira noite ao volante. As luzes dos carros e letreiros luminosos ficam desfocados e fazem um “halo” ao redor. Nada que não seja suportável.
Olho Direito
Dia 9
Hoje, eu minha esposa tivemos que ir até Teresópolis resolver um problema pessoal.
Fui dirigindo, pegamos a estrada as 13:00h o foco estava com o tal astigmatismo. Voltamos no fim do dia, pegamos uma chuva, mas a visão não falhou.
Já de volta a Niterói enfrentei minha primeira noite ao volante. As luzes dos carros e letreiros luminosos ficam desfocados e fazem um “halo” ao redor. Nada que não seja suportável.
____________________________________
(24/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 13
Visão estável.
Exatas duas semanas após a cirurgia. Bem, eu enxergo melhor do que sem óculos e um pouco pior do que com óculos. Ao acordar, estou com olhos de águia e logo depois vai piorando, principalmente após pingar o colírio de corticóide (estou usando 2x por dia). A qualidade visual vai diminuindo ao longo do dia. No geral, sinto uma melhora diária, ainda que pequena. Ainda bem que avisaram que demora 1 mês pra visão começar a ficar decente.

Olho Direito
Dia 10
Visão estável mas o pequeno astigmatismo incomôda.
Quando coloco o Refresh o efeito diminui mas volta após a segunda ou terceira piscada.
Esse efeito melhora sempre que dou uma pequena cerrada nos olhos. Sigo na esperança que isso vai sumir dentro dos 30 a 40 dias pós-cirurgico, que é o prazo de recuperação e pelos outros relatos nos links que disponho abaixo.
A qualidade visual vai diminuindo ao longo do dia.
__________________________________
(25/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 14
Meu retorno ao trabalho
Curiosamente hoje a visão no geral deu um pequeno passo pra trás. Está um pouquinho sem foco e um pouco mais sensível a luz.
Meu consolo foi que meu médico disse que ao longo da recuperação dos 30 a 40 dias essas variações pra frente e um pouco pra trás iriam acontecer!
Minha visão ainda está um pouco pior do que com o óculo.

Olho Direito
Dia 11
Meu retorno ao trabalho
Idem a ontem. Está um pouquinho sem foco e um pouco mais sensível a luz. O astigmatismo continua.
Meu consolo foi que meu médico disse que ao longo da recuperação dos 30 a 40 dias essas variações pra frente e um pouco pra trás iriam acontecer!
Minha visão ainda está um pouco pior do que com o óculo.
__________________________________
(26/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 15
Hoje a visão no geral deu um pequeno passa pra trás. Está um pouquinho sem foco e um pouco mais sensível a luz. Começou um pouco de astigmatismo no olho que anteriormente não tinha.
Meu consolo foi que meu médico disse que ao longo da recuperação dos 30 a 40 dias essas variações pra frente e um pouco pra trás iriam acontecer!
Minha visão ainda está um pouco pior do que com o óculo.
Tem um pouco de dificuldade de focar as letras no computador

Olho Direito
Dia 12
Hoje a visão no geral deu está um pouquinho pior que ontem, sem foco e um pouco mais sensível a luz. O astigmatismo continua.
Meu consolo foi que meu médico disse que ao longo da recuperação dos 30 a 40 dias essas variações pra frente e um pouco pra trás iriam acontecer!
Minha visão ainda está um pouco pior do que com o óculo.
Tem um pouco de dificuldade de focar as letras no computador
__________________________________
(27/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 16
Estável. Idem o dia anterior. O astigmatismo continua, menos que a direita.

Olho Direito
Dia 13
Estável. Idem ao dia anterior. O astigmatismo continua, mais que a esquerda.
__________________________________
(28/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 17
Estável. Idem o dia anterior. O astigmatismo continua, menos que a direita.

Olho Direito
Dia 14
Estável. Idem ao dia anterior. O astigmatismo continua, mais que a esquerda.
__________________________________
(29/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 18
Estável. Idem o dia anterior. O astigmatismo continua, menos que a direita.
Na bula do Florate está escrito que ele interfere na acuidade visual, pode estar influenciando.
Curiosamente, ao chegar em casa por volta das 18:00h minha visão apresentou do nada uma evolução interessante, tanto o embasamento e o astigmatismo diminuíram bastante. Sinto uma melhora para 90%.

Olho Direito
Dia 15
Estável. Idem ao dia anterior. O astigmatismo continua, mais que a esquerda.
Na bula do Florate está escrito que ele interfere na acuidade visual, pode estar influenciando.
Curiosamente, ao chegar em casa por volta das 18:00h minha visão apresentou do nada uma evolução interessante, tanto o embasamento e o astigmatismo diminuíram bastante. Sinto uma melhora para 85%. O fenômeno aconteceu também no direito que estava pior.
____________________________________
(30/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 19
Essa manhã realmente foi um divisor de águas na recuperação. Se continuar assim, sinto que terei uma visão muito boa. Sinto uma melhora para 90%. Ainda tem astigmatismo, mas muito menos efeito.

Olho Direito
Dia 16
Essa manhã realmente foi um divisor de águas na recuperação. Se continuar assim, sinto que terei uma visão muito boa. Sinto uma melhora para 85%. O fenômeno aconteceu também no direito que estava pior. Ainda tem astigmatismo, mas muito menos efeito.
____________________________________
(31/01/2010)

Olho Esquerdo
Dia 20
Idem dia anterior.

Olho Direito
Dia 17
Idem dia anterior.
____________________________________
(01/02/2010)

Olho Esquerdo
Dia 21
Idem dia anterior.

Olho Direito
Dia 18
Idem dia anterior.
_____________________________________

Infelizmente o PRK tem uma recuperação lenta, às vezes causa angustia e medo de que o resultado final não será bom. Mantenham a paciência, de um dia pro outro a visão melhora, às vezes dá uma pequena piorada, volta a melhorar e aos pouco a coisa vai ficando bom.

Eu continuo dormindo com o tampão e o farei até saber de meu oftalmo que meus olhos estão cicatrizados.

Uma dica que dou para todos vocês é que vocês podem utilizar os furinhos do tampão para passar uma cordinha de nylon na parte de cima e improvisar amarrando-os as cordinhas por trás da cabeça. Eu coloco uma fita de esparadrapos no tampão com a testa para estabilizar e proto. A noite quando acordo para ir ao banheiro, se meus olhos estiverem ressecados, eu desamarro o laço, pingo o Refresh, como ele está estabilizado na posição pelo esparadrapo, volto a dar um laço atrás da cabeça e volto a dormir numa boa.

Faço isso para proteger os olhos, pois tenho mania de dormir de bruço e de coçar os olhos. Seguro morreu de velho!
_____________________________________
(02/02/2010)

Olho Esquerdo
Dia 22
Estável. O astigmatismo continua, menos que a direita.
Na bula do Florate está escrito que ele interfere na acuidade visual, pode estar influenciando.
Tive a sensação que de ontem pra hoje, dei um pequeno passo a trás, nada significativo mas pra quem aguarda com muita ansiedade o resultado final é um pouco angustiante. Resta o que o médico me disse: “Um dia pelo outro, melhora, piora, volta a melhorar, dá uma pioradinha, melhora mais um pouco. Assim vai até a cicatrização total!”

Olho Direito
Dia 19
Estável. Idem ao dia anterior. O astigmatismo continua, mais que a esquerda.
Na bula do Florate está escrito que ele interfere na acuidade visual, pode estar influenciando.
Tive a sensação que de ontem pra hoje, dei um pequeno passo a trás, nada significativo mas pra quem aguarda com muita ansiedade o resultado final é um pouco angustiante. Resta o que o médico me disse: “Um dia pelo outro, melhora, piora, volta a melhorar, dá uma pioradinha, melhora mais um pouco. Assim vai até a cicatrização total!”
___________________________________
(03/02/2010)

Olho Esquerdo
Dia 23
Pequena melhora em relação à ontem. O astigmatismo continua, menos que a direita.
Por acaso, foi o primeiro dia que notei que os olhos amanheceram com bastantes remelas que se agregaram nos supercílios, nada que desse medo e que uma lavagem não resolvesse. Depois ficou normal.

Olho Direito
Dia 20
Estável. Idem ao dia anterior. O astigmatismo continua, mais que a esquerda.
Os olhos amanheceram com um pouco de remelas que se agregaram nos supercílios, bem menos que no direito. Depois ficou normal.
__________________________________
(04/02/2010)

Olho Esquerdo
Dia 24
Pequena melhora em relação à ontem. O astigmatismo continua, menos que a direita.
Ontem a noite peguei na direção e notei que os halos de luzes diminuíram porém não acabaram. As luzes pontuais intensas incomodam e fazem mais o efeito de espalhamento. Testei minha visão com a da minha esposa que tem uma miopia residual, lendo letreiros de anuncio de pizza do outro lado da rua, no geral li com mais facilidade do que ela, porém, por causa do astigmatismo vertical tive que dar uma pequena cerrada nos olhos para resolver tal problema. Acho que ainda é cedo para pensar em astigmatismo residual, pois quando coloco o Refresh nos olhos, até as duas primeiras piscadas, o problema parece sumir. A possibilidade é que com a cicatrização o epitélio e córnea devem ter estrias verticais que causam tal efeito e quando colocamos o Refresh essas estrias não cicatrizadas são preenchidas e a visão acaba ficando perfeita!
A tarde, depois do almoço sentir a mesma sensação de embaçamento da manhã no OD.

Olho Direito
Dia 21
Estável. Idem ao dia anterior. O astigmatismo continua, mais que a esquerda.
Ontem a noite peguei na direção e notei que os halos de luzes diminuíram porém não acabaram. As luzes pontuais intensas incomodam e fazem mais o efeito de espalhamento. Testei minha visão com a da minha esposa que tem uma miopia residual, lendo letreiros de anuncio de pizza do outro lado da rua, no geral li com mais facilidade do que ela, porém, por causa do astigmatismo vertical tive que dar uma pequena cerrada nos olhos para resolver tal problema. Acho que ainda é cedo para pensar em astigmatismo residual, pois quando coloco o Refresh nos olhos, até as duas primeiras piscadas, o problema parece sumir. A possibilidade é que com a cicatrização o epitélio e córnea devem ter estrias verticais que causam tal efeito e quando colocamos o Refresh essas estrias não cicatrizadas são preenchidas e a visão acaba ficando perfeita!
Pela manhã, por volta das 10:30h, principalmente o OD deu umas embaçadas, mesmo pingando Refresh. A tarde, depois do almoço voltei a sentir o embaçamento da manhã.
__________________________________
(05/02/2010)

Olho Esquerdo
Dia 25
Como eu já li em algum dos relatos dos links que disponibilizo no blog, a visão pela manhã tem uma qualidade melhor de manhã e ao longo do dia vai caindo, até que a noite, embaçados e dificuldade para ver os detalhes finos da imagem aumentam consideravelmente.
Talvez o ar condicionado, a luz do computador e as luminárias do trabalho somadas a luz solar da janela, poluição do Rio de Janeiro e o calor “glacial” (rsrsrs) do verão carioca, interfira nas condições da visão, nessa fase de cicatrização da córnea e epitélio, contribuindo além do corticóide (Florate) nessas flutuações de acuidade visual.
No geral, nesse olho que está 3 dias na frente do direito, nos momentos de clareza a visão deve estar 90%. O Tal “tunning point” ainda não ocorreu! A noite foi um dos piores dias de visão, muito astigmatismo vertical, acho que minha visão não ficará 100%.

Olho Direito
Dia 22
Como eu já li em algum dos relatos dos links que disponibilizo no blog, a visão pela manhã tem uma qualidade melhor de manhã e ao longo do dia vai caindo, até que a noite, embaçados e dificuldade para ver os detalhes finos da imagem aumentam consideravelmente.
Talvez o ar condicionado, a luz do computador e as luminárias do trabalho somadas a luz solar da janela, poluição do Rio de Janeiro e o calor “glacial” (rsrsrs) do verão carioca, interfira nas condições da visão, nessa fase de cicatrização da córnea e epitélio, contribuindo além do corticóide (Florate) nessas flutuações de acuidade visual.
No geral, nesse olho que está 3 dias na atrás do esquerdo, nos momentos de clareza a visão deve estar 85%, sempre apresentando um pouco mais de astigmatismo vertical (efeito de borramento para cima). O Tal “tunning point” ainda não ocorreu! A noite foi um dos piores dias de visão, muito astigmatismo vertical, acho que minha visão não ficará 100%.
__________________________________
(06/02/2010)
Olho Esquerdo
Dia 26
Sigo com a visão melhor que a direita, porém não está 100%. Parece que estabilizou. Minha sensação é durante o anoitecer a qualidade cai. Tem um pouco de astigmatismo. Além disso, alguns momentos acho que os dois olhos não trabalham em conjunto para focar as imagens.

Olho Direito
Dia 23
Sempre um passo atrás, segue com mais astigmatismo vertical. Minha sensação é durante o anoitecer a qualidade cai. Embaça mais que o esquerdo.
__________________________________
(07/02/2010)
Olho Esquerdo
Dia 27
Hoje o olho esquerdo andou dando umas embaçadas. Idem ontem.

Olho Direito
Dia 24
Idem ontem, com algumas melhoras.
___________________________________
(08/02/2010)
Olho Esquerdo
Dia 28
Acho que o Florate é o tormento da acuidade visual. Vamos ver quando parar de pingar o corticóide.

Olho Direito
Dia 25
Acho que o Florate é o tormento da acuidade visual. Vamos ver quando parar de pingar o corticóide.

Olho seco X Fantasmas

Achei esse artigo (post) de um internauta:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.expandingknowledge.com/Jerome/HumanBody/Eye/VisionCorrection/LaserSurgery/PRK_MyExperience/Main.htm

Os olhos secos, quase sempre agravam o efeito fantasma, e pode ser a única causa dos fantasmas. Provavelmente, a causa mais comum de cirurgia temporária induzida pelo fantasma é o edema. Todos os tipos de cirurgia refrativa são um insulto aos olhos e inchaço da córnea é uma resposta comum. Como a cura, o edema é reduzido e a irregularidade da córnea é resolvido. Com a resolução do edema, o fantasma desaparece. Edema parece ser mais pronunciada com PRK e Lasik All-Laser, apesar de toda a cirurgia do olho pode causar edema.
___________________________________
(09/02/2010)
Olho Esquerdo
Dia 29
Hoje este olho apresenta melhoras em relação a ontem, porém efeitos fantasmas e astigmatismos continuam.

Olho Direito
Dia 26
Parece que o direito se equivale ao esquerdo.
__________________________________
(10/02/2010)
Olho Esquerdo
Dia 30
Estável, idem ontem.

Olho Direito
Dia 27
Estável, idem ontem.
___________________________________
(11/02/2010)

Olho Esquerdo
Dia 31
Hoje ao acordar foi o dia da remela ou secreção, os olhos estavam um pouco vermelhos e coçavam um pouco, acho foi algum tipo de irritação. Florate e aparentemente antes do almoço melhorou. Sigo lubrificando com Refresh. A horrível sensação do embaçado, falta de foco para letras a distância, a flutuação de ghosting durante o dia persistem. Acho que agora os dois olhos se equivalem. Diria eu que estou com uns 80 a 85% da visão. Pelo que pude notar em todos os relatos aqui no Brasil e dos EUA, os sintomas são os mesmos e a recuperação ocorrem entre 60 e 90 dias após a operação e um fator que contribui na melhoria da acuidade visual e a suspensão do uso do corticóide.

Olho Direito
Dia 28
Hoje ao acordar foi o dia da remela ou secreção, os olhos estavam um pouco vermelhos e coçavam um pouco, acho foi algum tipo de irritação. Florate e aparentemente antes do almoço melhorou. Sigo lubrificando com Refresh. A horrível sensação do embaçado, falta de foco para letras a distância, a flutuação de ghosting durante o dia persistem. Acho que agora os dois olhos se equivalem. Diria eu que estou com uns 80 a 85% da visão. Pelo que pude notar em todos os relatos aqui no Brasil e dos EUA, os sintomas são os mesmos e a recuperação ocorrem entre 60 e 90 dias após a operação e um fator que contribui na melhoria da acuidade visual e a suspensão do uso do corticóide.

__________________________________
(12/02/2010)

Olho Esquerdo
Dia 32
Hoje não acordei com a coceira e remelas de ontem. Continuo na fase de recuperação, estando o OE ainda com ghosting para média e longa distância, provavelmente 85% da visão (20/30 ou 20/25). De manhã sempre é melhor que a noite.

Olho Direito
Dia 29
Hoje não acordei com a coceira e remelas de ontem. Continuo na fase de recuperação, estando o OE ainda com ghosting para média e longa distância, provavelmente 85% da visão (20/30 ou 20/25). De manhã sempre é melhor que a noite.

___________________________________
(13/02/2010)
Olho Esquerdo
Dia 33
Continuo na fase de recuperação, estando o OE ainda com ghosting para média e longa distância, provavelmente 85% da visão (20/30 ou 20/25). De manhã sempre é melhor que a noite.


Olho Direito
Dia 30
Continuo na fase de recuperação, estando o OE ainda com ghosting para média e longa distância, provavelmente 85% da visão (20/30 ou 20/25). De manhã sempre é melhor que a noite.
__________________________________
(14/02/2010)
Olho Esquerdo
Dia 34
Idem ontem.

Olho Direito
Dia 31
Idem ontem.
__________________________________
(15/02/2010)
Olho Esquerdo
Dia 35
Idem ontem. De dia botei o pé na estrada de manhã e senti muita fotofobia, tive que usar óculos escuro espelhado mesmo com o carro tendo insulfilme frontal. Na volta a noite, a visão no início estava mais ou menos, mas com os faróis contra, de pois de duas horas, embaçou bastante, tive dificuldade de ler as placas mesmo jogando farol alto.

Olho Direito
Dia 32
Idem ontem. De dia botei o pé na estrada de manhã e senti muita fotofobia, tive que usar óculos escuro espelhado mesmo com o carro tendo insulfilme frontal. Na volta a noite, a visão no início estava mais ou menos, mas com os faróis contra, de pois de duas horas, embaçou bastante, tive dificuldade de ler as placas mesmo jogando farol alto.
__________________________________
(16/02/2010)
Olho Esquerdo
Dia 36
Sigo sem melhorias significativas, espero que ainda aconteça um “tunning point” quando acabar a aplicação do Florate.

Olho Direito
Dia 33
Sigo sem melhorias significativas, espero que ainda aconteça um “tunning point” quando acabar a aplicação do Florate.
__________________________________
(17/02/2010)
Olho Esquerdo
Dia 37
Acho que a visão deu um passo para frente. Senti boa nitidez em relação aos dias anteriores, tamto que cheguei fazer um teste de fogo. Havia um amigo que estava me visitando e que fez a LAZIK há alguns anos e o teste foi o seguinte: na varanda do meu apartamento tem vista para um clube no qual dista uns 100 metros, numa escada de acesso as dependências do mesmo, tem uma placa de advertência e o teste era tentar ler o enunciado com letras bem pequenas (considerando-se a distância em que estávamos) e eu consegui ler a primeira linha – ATENÇÃO enquanto que meu amigo não conseguiu de forma alguma. Fiquei super feliz, pois ainda sofro com flutuações, ghosting, astigmatismo vertical e embaçamentos, continuo usando o Florate que nitidamente diminui a acuidade visual. Vamos ver o que acontece quando parar de usá-lo.

Olho Direito
Dia 34
Idem da esquerda com apenas um detalhe. Nos dias anteriores os dois olhos estavam equivalentes, mas apesar das melhorias de ambos os olhos, o direito ainda se encontra uns 5% atrás do esquerdo.
__________________________________
(18/02/2010)
Olho Esquerdo
Dia 38
Idem ontem, só que durante o dia deu umas embaçadas. Acho que os grandes fatores de embaçamento são visão concentrada no computador (trabalho em escritório) e ar condicionado. Ambos os fatores levam ao ressecamento dos olhos provocando uma queda na acuidade visual.
De uma maneira geral, a alguns dias venho observando tal fato, ambientes com baixa iluminação dificultam muito a acuidade visual a tal ponto de numa situação de boa iluminação (mantendo as mesmas distâncias) consigo ver maravilhosamente bem e quando a iluminação diminui parece até que eu estava de óculos e tirei o mesmo (sensação de miopia).

Olho Direito
Dia 35
Idem ontem, só que durante o dia deu umas embaçadas. Acho que os grandes fatores de embaçamento são visão concentrada no computador (trabalho em escritório) e ar condicionado. Ambos os fatores levam ao ressecamento dos olhos provocando uma queda na acuidade visual.
De uma maneira geral, a alguns dias venho observando tal fato, ambientes com baixa iluminação dificultam muito a acuidade visual a tal ponto de numa situação de boa iluminação (mantendo as mesmas distâncias) consigo ver maravilhosamente bem e quando a iluminação diminui parece até que eu estava de óculos e tirei o mesmo (sensação de miopia).
__________________________________
(19/02/2010)
Olho Esquerdo
Dia 39
O olho esquerdo está com acuidade melhor do que o direito.

Olho Direito
Dia 36
O direito voltou apresentar pequenos embaçamentos e astigmatismo vertical.
__________________________________
(20/02/2010)
Olho Esquerdo
Dia 40
O olho esquerdo está com acuidade melhor do que o direito.

Olho Direito
Dia 37
O direito voltou apresentar pequenos embaçamentos e astigmatismo vertical.
___________________________________
(21/02/2010)
Olho Esquerdo
Dia 41
Amanhã será o dia do meu 1º grande teste pós-cirurgico, pois nos outro dias que sofri avaliação foram as revisões do dia seguinte e de 5 dias para a retirada das lentes terapêuticas. Saberei como está minha cicatrização e quando pararei de usar o Florate.
O olho esquerdo está com acuidade melhor do que o direito.

Olho Direito
Dia 38
Amanhã será o dia do meu 1º grande teste pós-cirurgico, pois nos outro dias que sofri avaliação foram as revisões do dia seguinte e de 5 dias para a retirada das lentes terapêuticas. Saberei como está minha cicatrização e quando pararei de usar o Florate.
O direito voltou apresentar pequenos embaçamentos e astigmatismo vertical.
___________________________________
(22/02/2010)
Dia 39
Daqui em diante juntarei o relato dos dois olhos.
Adotei em relatar o que ocorria de forma distinta, pois os efeitos pós-operatórios foram diferentes e pela defasagem de 3 dias de um para o outro.
Como os olhos a essa altura do campeonato estão quase equivalentes, vou tratá-los de forma geral pelo último a ser operado (olho direito).
Conforme tinha relatado no início, tinha no OE -6,5 com 1,0 de astigmatismo e OD -5,0 com 1,0 de astigmatismo. Fiz a 1ª consulta pós-operatório hoje no IBOL e na medição do grau ainda restou OE -0,5 com 0,5 de astigmatismo e OD -0,5 com 0,5 de astigmatismo. Segundo o Dr. Com 40 dias esse grau ainda não é o definitivo, daqui a 2 meses ele irá fazer novo teste para ver se esse resquício regredirá. O ideal, segundo ele, é fazer a medição a partir dos 3 meses, a partir desse período é que provavelmente o grau definitivo.
Continuarei usando Florate até completar 2 meses (14/03/2010), estando liberado para atividades esportivas, praia e piscina.
Agora é torcer e rezar para melhorar um pouco mais, pelo menos no astigmatismo.
___________________________________
(23/02/2010)
Dia 40
A situação de hoje continua a mesma de ontem, astigmatismo e poucos embaçamentos. Há momentos em que os olhos, por algum motivo, praticamente eliminam os efeitos indesejáveis. Tomara que seja um anuncio de cura das aberrações em futuro próximo. Sigo com Florate 2x dia e Refresh flaconetes 5x dia.
___________________________________
(24/02/2010)
Dia 41
Idem ontem.
___________________________________
(25/02/2010)
Dia 42
Nenhuma mudança.
___________________________________
(26/02/2010)
Dia 43
Tudo na mesma! Já não me preocupo tanto em ficar testando a visão. As vezes dá uma pequena embaçada e ao acordar sinto ressecamento. Hoje a noite ao ir a farmácia comecei a observar que não há mais halos nas luzes dos carros e postes. A visão até que está boa a noite. Sinto também que de uma hora para outra, embaça e depois volta ao normal.

___________________________________
(27/02/2010)
Dia 44
Idem ao dia 43.
___________________________________
(28/02/2010)
Dia 45
Idem ao dia 43. As vezes dá uma boa nitidez mas o Full HD dura pouco. Minha expectativa é que com o fim dos colírios esse “tunning” Full HD seja o definitivo. Sigo usando Florate até o 60º dia (20/03).
___________________________________
(01/03/2010)
Dia 46
Sempre amanheço com os olhos secos. Durante o dia ficam normais. Nenhuma novidade.
___________________________________
(02/03/2010)
Dia 47
Idem dia 46.
___________________________________
(03/03/2010)
Dia 48
No geral posso dizer que a fotofobia vem diminuindo, as flutuações na visão são menores, a acuidade visual parece estar um pouco melhor do que há 10 dias atrás, a visão a noite vem melhorando e sem os efeitos indesejáveis das luzes pontuais com forma de áureas. Sigo com o uso do Florate 2x por dia. Sigo esperando o fim do uso desse esteróide para ver o que ocorre.
___________________________________